Os Estudantes da 5ª fase do curso de Licenciatura em Matemática do IFC campus Rio do Sul, planejaram e aplicaram uma oficina pedagógica durante o primeiro semestre de 2024. A atividade é uma das previstas para a curricularização da extensão na referida fase conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso (2023). Como etapa inicial, no mês de abril, os acadêmicos visitaram a Escola Estadual de Educação Básica Paulo Zimmermann, para conhecer o professor de matemática da unidade e as demandas das turmas relacionadas aos conteúdos matemáticos de suas turmas. Em seguida, nas aulas dos componentes curriculares de Metodologias de Ensino e Laboratório I com a orientação das professoras Morgana Scheller e Neila de Toledo foi realizado o planejamento e construção dos materiais manipuláveis.
O jogo, intitulado “Roda Roda Operações”, foi desenvolvido para a turma do 6º ano do ensino fundamental. Nele, os alunos da escola rodavam uma roleta com perguntas de diferentes níveis de dificuldade envolvendo as quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão). O outro jogo, chamado “Matix”, foi elaborado para uma turma do 7º ano do ensino fundamental com o objetivo trabalhar operações entre números inteiros, atendendo à demanda apontada pelo professor da escola. No jogo, os estudantes moviam um peão pelo tabuleiro, retirando cartas com valores, tanto positivos quanto negativos. Além de realizar as operações entre esses números inteiros, os alunos precisavam desenvolver estratégias para obter a maior pontuação ao final do jogo. Isso exigia que eles pensassem cuidadosamente sobre quais cartas retirar, de forma a maximizar seu resultado final. No dia 03 de julho aconteceu no período da noite a socialização desta atividade de curricularização da extensão e contou com a presença de outras fases do curso e docentes. Cada etapa da atividade de curricularização da extensão foi significativa para o processo formativo dos nossos acadêmicos futuros professores de matemática.