Projetos 2021/2022/2023:
Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão: Estudo de aula como espaço para o desenvolvimento profissional de professores, acadêmicos e formadores
Descrição: O projeto tem como objetivo propiciar um espaço que contribua para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na educação básica e com a formação de acadêmicos, por meio de uma proposta de formação reflexiva e crítica fundamentada no Estudo de Aula (Lesson Study), além de investigar aspectos que possibilitam a criação de um ambiente afetivo favorável à permanência dos participantes durante o ciclo. A base do modelo de formação que se propõe tem como referência a investigação formação-ação-reflexão, com vistas à racionalidade crítica. Para tal, a metodologia utilizada envolverá encontros quinzenais com os participantes até completar-se o ciclo de Estudo de Aula, a serem realizados, preferencialmente, no ambiente de trabalho desses professores. Os encontros terão planejamento anterior à sua realização, sendo realizado pelos professores formadores, sendo revisitado a partir dos resultados dos encontros já ocorridos. O ciclo se desenvolve em torno de um problema de aprendizagem evidenciado na prática letiva dos participantes e, a partir da definição coletiva dele, inicia-se um estudo acerca do tema, de modo a mobilizar os conhecimentos do currículo, do conteúdo, da prática letiva, dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, das aprendizagens e de seus estudantes. Tal estudo aprofundado e detalhado visa promover o planejamento, implementação e reflexão de uma aula de investigação de caráter exploratório investigativo a fim de reduzir o problema de aprendizagem identificado no início. De modo geral, este projeto busca o fortalecer o vínculo entre a escola, principalmente de Educação Básica, e a universidade, bem como contribuir para a consolidação da tríade – ensino, pesquisa e extensão -, a partir dos conhecimentos que são discutidos e elaborados no espaço acadêmico e daqueles (re)configurados a partir da prática docente e do espaço formativo. Vigência do projeto – fevereiro a dezembro de 2022.
Membros do projeto: Morgana Scheller (Coordenadora), Eduardo Rafael Zimdars (CAUFJF), João Pedro Antunes de Paulo (Unifesspa), Marília Zabel, Rita de Cássia Tenfen, Nilva Borba Girardi.
Projeto de pesquisa: O papel da coordenação de grupo de avaliação no processo de avaliação nas Feiras de Matemática – reflexões do e para processo
Descrição: Esta pesquisa visa contribuir com as discussões referente à Feira de Matemática, evento que acontece em Santa Catarina a mais de 30 anos. Tem como objeto de investigação a avaliação e o coordenador de grupo de avaliação nesse processo. Assim, a pesquisa visa investigar como a figura do coordenador de grupo de avaliação nas Feiras de Matemática pode vir a contribuir nos processos reflexivos e de construção dos trabalhos expostos. Trata-se de um estudo documental feito a partir de um aprofundado estudo da literatura, e utiliza para tanto, relatórios síntese elaborados pelo coordenador de grupo de avaliação e seus colegas avaliadores. O corpus constituído de 19 relatórios de uma Feira Regional de 2019 serão analisados a partir dos procedimentos da Análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e esperamos a partir disso sugerir como a figura do coordenador de grupo pode vir a contribuir nos processos reflexivos e de construção da avaliação dos trabalhos durante a feira. Afinal, as considerações avaliativas – o feedback – devem contribuir com a ampliação e melhoria do trabalho exposto. Projeto em vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022.
Membros do Projeto: Morgana Scheller (coordenadora), Nilva Borba Girardi, Eduardo Rafael Zimdars, Rita de Cássia Tenfen, Neila de Toledo e Toledo.
Bolsista: Nilva Borba Girardi
Projeto: Projeto de Apoio à Organização e Participação de Professores e Alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia / Pluralidades no Movimento Feiras.
Descrição: O projeto visa apoiar a organização e participação de docentes e alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia do IFC – campus Rio do Sul e das Instituições co-promotoras (FURB, Secretaria de Estado de Educação, Gerências Regionais de Educação do Estado de SC, Secretarias Municipais de Educação), de forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática imbricada a questões específicas, bem como à questões contemporâneas que podem, por sua vez, contribuir com a formação do cidadão crítico e reflexivo. Para atender tal objetivo serão realizados encontros de formação com os professores, acadêmicos e gestores da CRE de Rio do Sul, formação em outras regiões de Santa Catarina e em outros estados, estando articulado com o projeto do Laboratório de Educação Matemática do campus Rio do Sul. Ainda, o projeto colaborará na avaliação da FETEC e Feira Regional de Matemática da Região de Rio do Sul, e participará da equipe coordenadora da avaliação da Feira Catarinense de Matemática. Membros do projeto continuarão realizando pesquisas no que tange a formação de professores orientadores e avaliadores nas Feiras de Matemática. As atividades desenvolvidas com esse projeto contribuem para a aproximação do IFC com a comunidade interna e externa.
Membros do projeto: Neila de Toledo e Toledo(Coordenadora Geral), Morgana Scheller (Coordenadora adjunta), Orranny de Souza Lopes (Bolsista). Colaboradores: Adriana Marin, Claudia Cavalcante Fonseca, Fatima Peres Zago de Oliveira, Marcela Leite, Milton Procópio Borba, Paula Andrea Grawieski Civiero, Ruy Piehowiak, Gabriel da Cunha Barbosa, Heloísa Gabriela Paterno, Igor Willian Muniz, Júlia Dâmaris Fachini, Larissa Hang e Rita de Cassia Tenfen
Projeto: Mapeamento das Produções de Modelagem Matemática na Educação
Matemática
Descrição: O projeto mapear os estudos recentes de Modelagem Matemática na Educação Matemática a fim de compreender como se apresentam tais produções no cenário brasileiro, de modo a permitir expressar um amplo mapa de pesquisas e experiências que envolvem a tendência metodológica, o qual subsidiará professores que ensinam matemática na sala de aula, formadores, pesquisadores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. Este mapeamento subsidiará informações a respeito do tema, as quais serão compiladas e divulgadas em um site a ser construído também pelo projeto.
Docente responsável: Morgana Scheller
Bolsistas: 1 do Ensino Superior e 2 do Ensino Médio
Projeto: Projeto de Formação, Apoio à Organização e Participação de Professores e Alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia.
Descrição: O projeto visa apoiar a formação, organização e participação de docentes e alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia do IFC – Campus Rio do Sul e das Instituições co-promotoras (FURB, Secretaria de Estado de Educação, Gerências Regionais de Educação do Estado de SC, Secretarias Municipais de Educação), de forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática imbricada a questões específicas, bem como à questões contemporâneas que podem, por sua vez, contribuir com a formação do cidadão crítico e reflexivo. Para atender tal objetivo serão realizados encontros de formação com os professores, acadêmicos e gestores da GERED de Rio do Sul, formação em outras regiões de Santa Catarina e em outros estados, estando articulado com o projeto do Laboratório de Educação Matemática do campus Rio do Sul. Ainda, o projeto coordenará a avaliação da XIX FETEC e Feira XXIII Regional de Matemática da Região de Rio do Sul, e participará da equipe coordenadora da avaliação da XXXV Feira Catarinense de Matemática. Membros do projeto continuarão realizando pesquisas no que tange a formação de professores orientadores e avaliadores nas Feiras de Matemática. As atividades desenvolvidas com esse projeto contribuem para a aproximação do IFC com a comunidade interna e externa.
Membros do projeto:
Paula Andrea Grawieski Civiero – Coordenadora Geral
Elisângela Regina Selli Melz – Coordenadora adjunta
Lucas Leite Guerra e Rita de Cássia Tenfen – bolsistas
Tayana Cruz de Souza – bolsista voluntária
Bruna Donato Reche – colaboradora
Denise Fernandes – colaboradora
Fátima Peres Zago de Oliveira – colaboradora
Isabel Cristina Muller – colaboradora
Jonas da Silva Doge – colaborador
Marília Zabel – colaboradora
Morgana Scheller – colaboradora
Ruy Piehewiak – colaborador
Projeto: Clube de Matemática: RaXa KuCa
Descrição: Estimular a formação dos estudantes do Ensino Médio nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, por meio da participação em olimpíadas do conhecimento, em especial as olimpíadas de Matemática. Docente responsável: Micheli Cristina Starosky Roloff
Bolsistas: Gabriel Luan Petri e Maria Luiza Dellajustina Dalcanale
Projeto: Programa do Movimento em Rede das Feiras de Matemática
Descrição: O Programa “Movimento em Rede das Feiras de Matemática” visa promover a expansão e processo de implantação das Feiras de Matemática nas regiões de Santa Catarina e Unidades Federativas do Brasil, bem como a formação de professores, gestores e estudantes, de forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para garantia de reflexões críticas da sociedade e ampliação do conhecimento matemático dos estudantes. Para atender tal objetivo as demandas para os membros do programa são: realizar formações de professores e gestores que participam das FM, participar como membro de comissão central organizadora de FM Municipais, Regionais, Catarinenses e Nacionais, participar da equipe de coordenação da avaliação de trabalhos de FM, apresentação de trabalhos em eventos científicos; coordenar comitê científico e realizar a certificação dos participantes de FM Regionais, Catarinenses e Nacionais, coordenar cursos de aperfeiçoamento de nível nacional.
Docente responsável: Fátima Peres Zago de Oliveira
Bolsista: 1 acadêmico do Curso Licenciatura em Matemática
Projeto: A (re)significação da matemática para alunos com dificuldades
Descrição: O projeto tem como objetivo (re) significar a matemática para alunos do ensino fundamental anos finais da Escola de Educação Básica Maria Regina de Oliveira, localizada no município de Agronômica (SC). Os encontros com os alunos (aulas complementares) ocorrerão quinzenalmente no período vespertino, com duração aproximada de 4h. Neles será trabalhado a alfabetização matemática dos alunos, isto é, serão abordadas as noções de aritmética, do sistema de numeração, de medidas, etc. Pretende-se, durante as aulas, utilizar de diferentes instrumentos pedagógicos, por exemplo, jogos, softwares, materiais manipuláveis, etc, de modo que, esses momentos sejam de construção de saberes matemáticos. O projeto tem vigência de um ano, ou seja, ocorrerá no período de 01 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.
Docentes responsáveis: Neila de Toledo e Toledo e Ruy Piehewiak
Bolsista: Lariça Frena